Principal

 

Histórico

 

Linha de Ação

 

Antecedentes

 

Projetos

 

Objetivos

 

Parceiros Políticos

 

Articulação

 

Observatório

 

Equipe

 

Destaques do GRUMIN

  BOLETIM DE NOTÍCIAS
 

Contato

ANTECEDENTES            

1- A REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS esteve envolvida nos trabalhos locais na área indígena Potyguara, desde 1979/1996 tendo uma coordenação comunitária (Maria de Fátima da Conceição e Djalma Domingues), e nacionalmente envolvendo outras etnias dos Estados brasileiros. Desenvolveu dezenas de projetos de Educação, Saúde e Trabalho e meio ambiente, objetivando geração de renda, realizando capacitações, conferências, participações em campanhas pelos direitos indígenas, enfocando a visibilidade da mulher indígena tanto na esfera nacional, quanto internacional. De 1996 a 2007 a Rede se ocupou a registrar em livros, sites, blogs, listas de discussão na Internet o fortalecimento de uma LITERATURA de cunho Indígena e de uma Rede de Comunicação Indígena que atenda a demanda indígena e da sociedade em geral.

 

2- A REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS esteve envolvida como organização DELEGADA na articulação nacional e internacional da Conferência de Durban, África do Sul (2001), e na pré-Conferência Regional das Américas (2000-Santiago/Chile), e delegada das Conferências municipais, estaduais e nacional organizada pelo SEPPIR (2005), culminando com a nossa participação na Conferência das Américas sobre Racismo em agosto/2006/Brasília.

 

3- A REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS, esteve envolvida como organização
DELEGADA, nas articulações do movimento feminista brasileiro para as Conferências locais, estaduais, nacionais e internacionais que desembocaram nos eventos das Nações Unidas para a Promoção da Mulher, como a Conferência sobre População em Cairo (1994), como a Conferência Del Mar Del Plata, como a Conferência de Beijing (1995) e outros desdobramentos para 2007. A REDE GRUMIN DE MULHERES esteve como observadora da Reunião “DIÁLOGOS” organizada pela a Unifem para Mulheres em Brasília/agosto 2006.Grumin participou das Conferências Municipal e Estadual  de Política Públicas para Mulheres como delegada.

 

4- A REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS esteve envolvida como organização DELEGADA nas articulações do Grupo de Trabalho sobre Povos Indígenas das Nações Unidas na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Indígenas, desde 1990 até 1996, e 2001, tendo sido delegada pelo IITC (International Indian Treaty Council), por ter exposto para 1500 indígenas no Congresso dos índios Norte-Americanos/New México (1989), a situação de violência que os povos indígenas brasileiros estavam vivendo. Tudo isso culminou com o envio de uma moção ao governo brasileiro pelo referido Congresso. A Rede participou ainda, de centenas de articulações nacionais e internacionais na defesa dos povos indígenas, como por exemplo, no Enlace Continental de Mulheres Indígenas, culminando com sua premiação pela Comunidade BAHÁI, que trabalha a PAZ MUNDIAL,com o título Cidadania Internacional “.

Todos os direitos reservados - O conteúdo deste Site é de propriedade da Rede Grumin.

Site desenvolvido por Marilia Machado